© 2017 por Patinhas Unidas Brasil

Aquela tampinha plástica que você joga no lixo

e polui a natureza pode virar uma moeda de troca.

A ONG Patinhas Unidas Brasil, em São Paulo, firmou uma parceria com o "Tampinha Legal", um programa socioambiental que propõe à entidades sociais a coleta de tampas plásticas que são vendidas e o valor arrecadado revertido integralmente em recursos financeiros para a ONG .

A ONG Patinhas Unidas Brasil foi a primeira a ser cadastrada no "Tampinha Legal". A parceria começou em março de 2018 e desde então, o valor obtido com as tampinhas é utilizado 100% para manter os animais resgatados. Quem ajuda na coleta e separação das tampas, está contribuindo com compra de ração, atendimento veterinário, vacinação e o principal objetivo do projeto, a castração dos animais carentes.

A ONG ainda não consegue se manter apenas com o valor arrecadado com a venda de tampinhas, entretanto, esse recurso tem sido essencial para auxiliar no pagamento de parte de nossas despesas.

Quando iniciamos em 2018, a arrecadação foi de, em média, 300 quilos de tampas por mês. Em 2019 chegamos à 3 toneladas por mês e a meta é chegar ao final de 2020 recolhendo o dobro!

Com o apoio de todos, em 2021, nosso objetivo é ter recursos suficientes para dar início a um projeto de castração em massa de animais de rua e de de famílias carentes. 

Faça parte desta corrente do bem, junte tampinhas!

Sobre o projeto.

 

Qual o procedimento para entregar tampinhas e colaborar com o projeto?

As tampas devem ser armazenadas em sacos e entregues nos pontos de coleta cadastrados pela ONG. É fundamental que as tampas estejam limpas e secas. Esse procedimento é necessário pois, as tampas úmidas e sujas causam mau cheiro, contaminam o material e atraem insetos. Tampas plásticas sujas não podem ser recicladas.

 

Qual material a ONG recebe?

 

Nesse projeto, especificamente, somente tampinhas plásticas e lacres de alumínio.Os lacres devem ser entregues numa garrafa pet separados das tampinhas.

Quais tampas plásticas o projeto recicla?

Bebidas:

Água, isotônico, água de coco, refrigerante, chá, suco, leite, tampa de  bombonas de água de 20L, etc.

Higiene:

Shampoo, condicionador, creme, pasta de dente, colírio, repelente, creme dental, etc.

Produtos de limpeza:

Sabão líquido, detergente, amaciante, desinfetante, álcool, água sanitária, vanish, etc. Neste caso não reciclamos a tampa com mecanismo de spray, pois tem metal na peça.

Diversos:

Caneta, achocolatado, sorvete, margarina, requeijão, maionese, vinagre, acetona, colírios, adoçante, mostarda, katchup, margarina, etc.

Lacres de alumínio também recebemos mas devem vir separados num saquinho ou garrafa pet.

FOTO

Qual o procedimento após o recolhimento nos pontos de coleta?

As tampas são retiradas e levadas para um local onde é feita a triagem, separação por cor, pesagem e são encaminhadas para o reciclador. O valor arrecadado no final do processo, de acordo com o peso das tampinhas entregues, é creditado diretamente à ONG.

 

Posso doar as tampinhas já separadas por cor?

Com certeza! Doar tampinhas já separadas por cor facilita e otimiza o trabalho que é feito após a retirada nos pontos de coleta. A separação por cor agrega valor para a comercialização do material, por essa razão sempre a fazemos.

Como é feita a separação por cor?

As tampas são separadas por cor e não por tom.

Tampas brancas, amarelas, laranjas, rosas, vermelhas, azuis, verdes, roxas.

Grupo de cor (pretas, marrons, douradas, prateadas).

Tampas com pintura metalizada não podem ser recicladas e as tampas de acrílico também não.

Tampas estampadas vem separadas mas não precisa ser por cor.

FOTOS

No que consiste o processo de triagem?

Durante o processo de triagem os voluntários retiram objetos que não são tampas e tampas que não são de plástico, mas são armazenados de maneira incorreta, junto com as tampinhas. Para facilitar a triagem e agilizar o processo de venda pedimos que não coloquem nenhum material que não seja tampa plástica.

Quais materiais que vem no meio das tampinhas que não servem para o projeto?

Tampa de metal, tampa de azeite, cápsula de café expresso, madeira, pregador de roupa, clips, agulhas, seringas, pregos, papel, pilhas, garrafas pet, potes em geral, vidros, elástico, brinquedos, carimbos, latas, vasos, fios em geral, fones de ouvido e demais materiais que não sejam tampas plásticas etc...

Como ser voluntário?  

- Você pode ajudar coletando o material doado em algum ponto de coleta e levar até nós.

- Participar dos mutirões de triagem que acontecem a cada 15 dias sempre aos domingos.

- Se tem espaço e uma turma que gosta de trabalhos voluntários pode fazer mutirões para triagem do material e já entregar pra a ONG tudo pronto, assim conseguimos mais material separado e um valor maior na venda. Neste caso podemos marcar um dia para orientar como é feita a correta separação e fornecer os sacos adequados para isso. .  (consultar local).

 

Seja um ponto de coleta e nos ajude nesta corrente do bem!

O que é preciso para ser um ponto de coleta?

Se você tem um comércio e quer ser um ponto de coleta é só entrar em contato e enviaremos as informações. 

VALOR UTILIZADO PARA:

. Castração

. Alimentação

. Assistência veterinária

. Vacinação